domingo, 16 de janeiro de 2011

Maria não teve outro filho além de Jesus


A Bíblia cita como irmãos de Jesus, Tiago, José, Simão e Judas. “Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs não vivem entre nós?” (cf. Mt 13, 55-56 e Mc 6,3).

Vamos agora considerar os quatro “irmãos” citados: Tiago, José, Simão e Judas.

Judas que escreveu a Epístola de Judas, diz que é irmão de Tiago (cf. Jd 1,1). Judas também é chamado de Tadeu (cf. Mt 10,3 e em Mc 3,18). Isso foi feito para distingüí-lo de Judas Iscariotes. Lucas também distingue os dois personagens com nome Judas ao dizer: “E Judas, o irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor” (cf. Lc 6,16).

Durante a crucificação estavam: E também estavam ali algumas mulheres, olhando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago o menor e de José, e Salomé”. (cf. Mc 15,40).

Essa Maria, mãe de Tiago e de José e consequentemente também de Judas Tadeu (cf. Jd 1,1), citados como irmãos de Jesus, não era Maria mãe de Jesus, pois: “Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe (Maria mãe de Jesus), a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cleofas e Maria Madalena” (cf. Jo 19,25).
Maria mulher de Cleofas era a mãe de TIAGO, o filho de Alfeu, (cf. Mt 10,2-3) “Lebbaeus”, cujo apelido era Tadeu”. Alfeu é uma tradução alternativa de Cleofas ou Clopas, tratando-se, assim, da mesma pessoa.
Maria de Cleofas, era esposa de Cleofas (Aufeu), mãe de Tiago Menor, José e Judas.
Isso claramente mostra que Maria, a mãe de Jesus, NÃO ERA a mãe de Tiago, José e Judas apresentados em Mt 13,55-56 e Mc 6,3.
SIMÃO é o cananita, citado em Mc 3,18, também chamado de zelota (cf. Mt 10,4, Lc 6,15 e At 1,13). E a Sagrada Escritura não fala que em algum tempo a família de Jesus tenha habitado em algum lugar fora o Egito, Belém ou Nazaré. 

Compare ainda: São passagens correspondentes, analogas.
(cf.Mt 27,56): “Entre elas estavam Maria Madalena e Maria, a mãe de Tiago.”
(cf.Mt 20,20): “Tiago (o menor), e José e a mãe dos filhos de Zebedeu
Mc 15,40: “…entre as quais estavam Maria Madalena e Maria, a mãe de Tiago (o menor) e Salomé, portanto mãe dos filhos de Zebedeu”.
Uma comparação entre Mt 27,56 e Mc 15,40, claramente mostra que Zebedeu tinha uma esposa que se chamava Salomé. Ela é chamada de “mãe dos filhos de Zebedeu” em Mt 27,56 e Salomé em Mc 15,40. Eles tiveram dois filhos, João e Tiago, conforme Mc 3,17.

O JOÃO que está aos pés da cruz e a quem Jesus confia sua mãe, não era filho de Maria, mãe de Jesus, mas do casal Zebedeu e Salomé.

Então:
Zebedeu e Salomé: geraram Tiago (o maior) e João.
Cleofas (Alfeu) e Maria: geraram Tiago (o menor), José e Judas.
O Espírito Santo e Maria: geraram Jesus, o Cristo.

Outro ponto, importantissímo. Na tradição judaica, quando a mãe fosse viúva e o filho mais velho morresse, o seguinte em idade (o mais velho) devia assumir a mãe.
Porque então, Jesus entregou a sua mãe Maria ao apostolo João, que não era seu irmão de sangue, se houvesse um irmão consanguineo? O livro do Eclesiástico (Eclo 3, 16) cita: “Como é infame, quem desampara seu pai, e é amaldiçoado por Deus, quem exaspera sua mãe!”. Versículos assim da Palavra de Deus, motivavam que os filhos assumissem seus pais na velhice. Caso Maria tivesse algum outro filho, seria uma honra e também uma obrigação para este.

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário